segunda-feira, 23 de março de 2009

40 anos de Novos Baianos


Os Novos Baianos foram um conjunto musical brasileiro, ativo entre os anos de 1969 e 1979. O Grupo marcou a música popular brasileira e até o rock brasileiro dos anos 70, utilizando de vários ritmos musicais brasileiros que vão de bossa nova, frevo, baião, choro, afoxé ao rock n' roll. O grupo lançou oito trabalhos antológicos para MPB. Influenciados pela contracultura e pela emergente Tropicália. Contava com Moraes Moreira (compositor, vocal e violão), Baby Consuelo (vocal), Pepeu Gomes (Guitarra), Paulinho Boca de Cantor (vocal), Luiz Galvão (letras) e a banda de apoio A Cor do Som.

Estrearam com o show "Desembarque dos Bichos Depois do Dilúvio Universal" em 1968.

  • Participaram do V Festival de Música Popular Brasileira da TV Record em 1969 e gravaram seu primeiro disco, "É Ferro na Boneca".

  • Em 1971 mudaram-se para o Rio de Janeiro, onde foram morar em uma cobertura no bairro de Botafogo. Nessa época o cantor e compositor João Gilberto passou uma temporada freqüentando o grupo, o que influenciou de forma decisiva os rumos musicais do conjunto, numa guinada do rock para a MPB.

  • No ano seguinte mudaram-se para um sítio em Jacarepaguá, onde levavam uma vida comunitária, e lançaram "Acabou Chorare", disco que, com sua mistura de rock, samba, frevo e choro, influenciou intérpretes, compositores e bandas dali em diante.

  • O grupo se desfez em 1978, e praticamente todos os seus integrantes seguiram carreiras solo. Em 1997 o compositor Galvão escreveu o livro "Anos 70: Novos e Baianos".


    Brasil Pandeiro


    Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor
    Eu fui na Penha, fui pedir ao Padroeiro para me ajudar

    Salve o Morro do Vintém, Pendura a saia eu quero ver
    Eu quero ver o tio Sam tocar pandeiro para o mundo sambar

    O Tio Sam está querendo conhecer a nossa batucada
    Anda dizendo que o molho da baiana melhorou seu prato

    Vai entrar no cuzcuz, acarajé e abará.
    Na Casa Branca já dançou a batucada de ioiô, iaiá

    Brasil, esquentai vossos pandeiros
    Iluminai os terreiros que nós queremos sambar

    Há quem sambe diferente noutras terras, noutra gente
    Num batuque de matar

    Batucada, Batucada, reunir nossos valores
    Pastorinhas e cantores
    Expressão que não tem par, ó meu Brasil

    Brasil, esquentai vossos pandeiros
    Iluminai os terreiros que nós queremos sambar
    Ô, ô, sambar, iêiê, sambar...

    Queremos sambar, ioiô, queremos sambar, iaiá
    O Samba da Minha Terra

    Composição: Dorival Caymmi


    Refrão:(2x)
    O samba da minha terra
    Deixa a gente mole
    Quando se canta, todo mundo bole
    Quando se canta, todo mundo bole
    Quando se canta, tudo mundo bole...

    Quem não gosta de samba
    Bom sujeito não é
    É ruim da cabeça
    Ou é doente do pé
    Eu nasci com o samba
    No samba me criei
    E do danado do samba
    Eu nunca me separei...

    Samba lá da Bahia
    Deixa a gente mole
    Quando se canta, todo mundo bole
    Quando se canta, todo mundo bole
    Quando se canta, todo mundo bole...(2x)

    Quem não gosta de samba
    Bom sujeito não é
    É ruim da cabeça
    Ou doente do pé
    Eu nasci com o samba
    No samba me criei
    E do danado do samba
    Eu nunca me separei...

    É que samba lá da Bahia
    Deixa a gente mole
    Quando se canta, todo mundo bole
    Quando se canta, todo mundo bole
    Quando se canta, todo mundo bole...(2x)

    Quem não gosta de samba
    Bom sujeito não é
    É ruim da cabeça
    Ou é doente do pé
    Eu nasci com o samba
    No samba me criei
    E do danado do samba
    Eu nunca me separei...
    Samba!!


Festa do Interior
Moraes Moreira


Fagulhas, pontas de agulhas
Brilham estrelas de São João
Babados, xotes e xaxados
Segura as pontas, meu coração
Bombas na guerra - magia
Ninguém matava, ninguém morria
Nas trincheiras da alegria
O que explodia era o amor
E ardia aquela fogueira
Que me esquentava a vida inteira
Eterna noite sempre a primeira
Festa do interior

Pombo Correio
Moraes Moreira


Pombo correio
Voa depressa
E esta carta leva
Para o meu amor

Leva no bico
Que eu aqui
Fico esperando
Pela resposta
Que é pra saber
Se ela ainda
Gosta de mim

Pombo correio
Se acaso
Um desencontro
Acontecer
Não perca
Nem um só segundo
Voar o mundo
Se preciso for
O mundo voa
Mas me traga
Uma notícia boa

Pombo correio
Voa ligeiro
Meu mensageiro
E essa mensagem
De amor
Leva no bico
Que eu aqui
Fico cantando
Que é pra espantar
Essa tristeza
Que a incerteza
Que o amor traz

Pombo correio
Nesse caso
Eeu lhe conto
Por estas linhas
A que ponto
Quer chegar
Meu coração
O que mais gosta
"Volta pra mim"
Seria
A melhor resposta

Preta Pretinha


Laiá Larará Lararará Larará
Preta, Preta, Pretinha!
Preta, Preta, Pretinha!
Preta, Preta, pretinha!
Preta, Preta, Pretinha!

Enquanto eu corria
Assim eu ía
Lhe chamar!
Enquanto corria a barca
Lhe chamar!
Enquanto corria a barca
Lhe chamar!
Enquanto corria a barca...

Por minha cabeça não passava
Só! Somente Só!
Assim vou lhe chamar
Assim você vai ser
Só! Só! Somente Só!
Assim vou lhe chamar
Assim você vai ser
Só! Somente Só!
Assim vou lhe chamar
Assim você vai ser
Só! Só! Somente Só!
Assim vou lhe chamar
Assim você vai ser...

Eu ía lhe chamar!
Enquanto corria a barca
Eu ía lhe chamar!
Enquanto corria a barca
Lhe chamar!
Enquanto corria a barca
Eu ía lhe chamar!
Enquanto corria a barca
Eu ía lhe chamar!
Enquanto corria a barca
Lhe chamar!
Enquanto corria a barca...

Abre a porta e a janela
E vem ver o sol nascer...(6x)

Eu sou um pássaro
Que vivo avoando
Vivo avoando
Sem nunca mais parar
Ai Ai! Ai Ai! Saudade
Não venha me matar
Ai Ai! Ai Ai! Saudade
Não venha me matar
Ai Ai! Saudade
Não venha me matar
Ai Ai! Ai Ai! Saudade
Não venha me matar...

Lhe chamar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário